[MATERIAL RÁPIDO: GUIA RÁPIDO] Como transformar ambientes de ensino e melhorar o desenvolvimento dos
1. Introdução
Não é segredo que os ambientes influenciam em nosso desempenho e na forma como nos sentimos. Afinal, é assim que acontece em nossa casa e é por isso que tratamos de deixá-la com a nossa cara.
Isso também ocorre no trabalho: basta ver a transformação pela qual passaram os ambientes corporativos. Antigamente eram pequenas salas separadas, depois se tornaram andares abertos e agora se busca algo mais acolhedor e alegre.
O mesmo ocorre com os ambientes escolares. Eles influenciam diretamente a forma como os alunos se sentem na escola e a maneira como interagem com os professores, os colegas e os objetos e materiais disponíveis. Por isso, impactam também no aprendizado do estudante.
Neste guia, vamos ver algumas formas de tornar os ambientes escolares mais atrativos para os alunos, especialmente levando em consideração que eles vivem num mundo muito rápido e hiperconectado, no qual ficou mais difícil manter a concentração por longos períodos.
2. Inclua brincadeiras
As brincadeiras são uma excelente forma de a criança ampliar os conhecimentos sobre si e o mundo, além de ensinar muito sobre o relacionamento com os colegas.
As brincadeiras ensinam a:
-
manipular e explorar objetos;
-
comunicar-se melhor;
-
desenvolver múltiplas linguagens;
-
organizar os pensamentos;
-
compreender regras;
-
tomar decisões;
-
entender limites;
-
desenvolver a socialização e a integração com o grupo.
Entre as brincadeiras que podemos citar estão as tradicionais:
-
amarelinha;
-
batatinha;
-
bobinho;
-
bolinha de gude;
-
bolinha de sabão;
-
carrinho de mão;
-
ciranda;
-
corre cotia;
-
dança da cadeira;
-
esconde-esconde;
-
escravos de jó;
-
estátua;
-
forca;
-
ioiô;
-
morto e vivo;
-
passa anel;
-
pega-pega;
-
peteca;
-
polícia e ladrão;
-
pular elástico;
-
queimada.
3. Invista em tecnologia
Não adianta negar a realidade: esta é uma geração nativa digital, para a qual a tecnologia faz parte do dia a dia.
Uma escola totalmente analógica, apenas com uma lousa, o tablado, aulas expositivas em que os alunos são obrigados a absorver a matéria escrevendo em um caderno não funciona mais, porque ficou muito afastada da realidade da nova geração de estudantes.
Por isso, assuma a tecnologia e use-a a seu favor. Existem diversos aplicativos e jogos educativos que podem servir de material de apoio para as crianças.
Tais recursos também ajudam a aprender de forma incremental, como ocorre nos jogos, em que o jogador "passa de nível" e precisa resolver atividades mais difíceis para dar sequência.
4. Utilize ferramentas visuais
Os estímulos visuais são muito importantes na sala de aula e contribuem de forma significativa para o aprendizado. Por isso, é preciso considerar, no planejamento das aulas, os materiais visuais que serão utilizados.
Isso pode incluir imagens, vídeos, ilustrações, mapas, gráficos e infográficos. A exposição a elementos visuais ajuda não apenas a reter o conteúdo apresentado, mas também a organizar ideias complexas.
5. Aposte em aulas interativas
Mais uma vez, estamos falando de uma geração que não se contenta em ficar sentada, quieta, sendo apenas receptora de um conhecimento transmitido pelo professor.
O aluno de hoje precisa ser protagonista do seu próprio aprendizado e, para isso, deve participar ativamente das aulas e construir seu conhecimento.
Nesse sentido, uma boa metodologia é a da sala de aula invertida. Nesse modelo o aluno internaliza os conceitos essenciais antes da aula e, depois, com a turma, discute os conhecimentos adquiridos e tira eventuais dúvidas com o professor.
6. Use tinta lousa na parede
Essa é uma forma de estimular a criatividade e incentivar os alunos a colocarem para fora suas ideias, com a vantagem adicional de poderem contar com a colaboração de todos.
Esse é um dos métodos de inovação mais usados em empresas, e não é à toa: uma pessoa constrói sobre a ideia da outra, de forma visual, até que se chegue a uma solução que possa ser implementada.
A tinta lousa na parede também pode ser muito útil nas escolas, servindo como um espaço de expressão livre de ideias ou mesmo como um apoio para o desenvolvimento de algum projeto com os alunos.
Assim, vimos que é possível transformar os ambientes escolares com ideias simples, tornando-os mais atraentes para os alunos e estimulando o aprendizado constante. Não deixe de conhecer as opções de tinta lousa da Eureka Paint!
Landing page
Você quer saber como tornar os ambientes escolares mais atraentes para o aluno e estimular o aprendizado de forma divertida e prazerosa?
Preparamos este guia rápido com ideias sobre o tema para ajudar nessa missão! Durante a leitura, você vai saber também quais são os benefícios que cada uma dessas iniciativas traz.
Neste material, você vai ver:
-
como as brincadeiras se relacionam com o aprendizado;
-
o papel da tecnologia no ensino;
-
a importância dos estímulos visuais.
Referências
Link de referência
https://escolasexponenciais.com.br/tendencias-e-metricas/ideias-para-escola/
Link de referência
https://revistaensinosuperior.com.br/transformar-instituicao-de-ensino/
Link de referência
http://porvir.org/11-dicas-para-sair-da-rotina-planejar-aulas-inovadoras/
Link de referência
https://blog.portabilis.com.br/6-dicas-para-construir-um-ambiente-escolar-saudavel/
Link de referência
https://simulare.com.br/blog/4-sugestoes-de-aulas-interativas-para-utilizar-em-sala/
Link de referência
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/espaco-pedagogico-prazeroso.htm
Link de referência
http://fundacaotelefonica.org.br/noticias/espacos-diferenciados-de-aprendizagem-muito-alem-da-sala-de-aula/