Como lidar com desobediência infantil? Confira 4 dicas
Com algumas dicas, fica mais fácil saber como lidar com desobediência infantil, evitando, assim, brigas, rebeldias e pirraças. Esses episódios de conflitos desnecessários desgastam a relação familiar e, muitas vezes, geram julgamentos de terceiros que observam o mau comportamento das crianças, o que acaba sendo uma situação bastante complicada e difícil para os pais.
Porém, é importante ter em mente que é possível reverter a desobediência com algumas mudanças de hábitos na rotina. Logo, deve-se fortalecer o vínculo afetivo em casa, fazer muito uso do diálogo, manter a criança ocupada e entretida.
Para saber mais sobre como lidar com desobediência infantil, continue a leitura e conheça 4 dicas agora mesmo.
1. Crie um vínculo afetivo com a criança
É muito importante que os pais criem um vínculo afetivo forte com os seus filhos desde a fase da infância. Assim, ao chegar a casa do trabalho, tire um tempinho para brincar e conversar com os pequenos. Esse tipo de laço familiar é importante para que a criança crie uma cumplicidade e confiança em seus pais.
Desse modo, ela não precisará recorrer a episódios de pirraça para chamar a atenção e, com isso, ter um tempo com os seus responsáveis. Além disso, tenha em mente que o laço amoroso com os filhos não está atrelado a brinquedos novos e outros tipos de mimos exagerados. Basta manter-se presente e demonstrar carinho e acolhimento.
2. Estabeleça regras objetivas
Toda criança responde bem a uma rotina estabelecida, pois isso a mantém ocupada e produtiva, ou seja, ocupando a mente e gastando energia. Isso limita o espaço para conflitos e rebeldia. Desse modo, é muito importante definir uma rotina que condiga com o perfil e a idade dos pequenos e que tenha regras objetivas.
É preciso mostrar às crianças que para tudo tem horário certo, seja para brincar, para estudar, dormir, comer etc. Caso não estejam de acordo com o horário dos afazeres e demonstrem desobediência para realizar as tarefas, é interessante agir com maturidade; ou seja, evite gritaria e perder a paciência, e dê espaço para o diálogo.
Para isso, sente-se com a criança e converse com ela para saber como ela acha que deve ser o seu horário. Por exemplo, se ela não quer tomar banho naquele determinado horário, diga que está bem. Em seguida, pergunte que horas ela gostaria de tomar banho. Com isso, vocês podem criar uma rotina juntos, em que a criança entenderá que é preciso estipular objetivos e cumpri-los conforme o que foi programado. Lembre-se de que o diálogo é fundamental para o desenvolvimento sadio.
3. Seja um exemplo positivo
Não adianta exigir um comportamento da criança, mas fazer o contrário do que foi exigido na frente dela. As crianças aprendem muito observando a atitude de pessoas próximas, principalmente os pais.
Assim, é fundamental ser um bom exemplo na criação de seus filhos. É ainda indicado evitar algumas situações no dia a dia, como discussão de casal na frente de seus filhos e envolver as crianças nesse conflito. Esses episódios de desafeto podem ser traumáticos para os pequenos e, consequentemente, influenciar em comportamentos negativos, como desobediência, rebeldia e falta de respeito.
4. Mantenha a criança entretida
A criança precisa gastar energia e manter a cabeça ocupada. Com isso em mente, crie uma rotina de divertimento tanto na rua como em casa. Você pode levá-la para andar de bicicleta na pracinha e brincar no parquinho com as outras crianças, por exemplo. Já em casa, crie atividades variadas, como desenhar nas paredes com o auxílio da tinta lousa, pintar, brincar com massinha, recortar figurinhas, entre outras.
Com essas dicas, fica mais fácil lidar com os pequenos, não é mesmo? Lembre-se de que o entretenimento é muito importante na fase infantil. Portanto, proporcione muitas oportunidades para que seus filhos brinquem e, com isso, desenvolvam as suas habilidades criativas e motoras.
Viu como lidar com desobediência infantil é mais simples do que você imaginava? Então, que tal conferir agora algumas dicas de como entreter os pequenos? Veja e saiba mais o quanto antes!
Referências
Link de referência
https://www.minhavida.com.br/familia/materias/4444-crianca-desobediente-e-sinal-de-pais-omissos
Link de referência
https://soumamae.com.br/criancas-desobedientes-qual-e-a-causa-desse-comportamento/
Link de referência
https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/filho-desobediente-onde-esta-o-problema/
Link de referência
https://www.macetesdemae.com/7-dicas-simples-para-lidar-com-filhos-desobedientes/
Link de referência
http://www.marisapsicologa.com.br/bullying/25-criancas/277-desobediencia-infantil.html
Link de referência
https://leiturinha.com.br/blog/como-lidar-com-criancas-desobedientes/