Entenda como o desenho livre impacta na ansiedade
Você sabia que o desenho livre pode ser utilizado como uma forma de auxiliar pessoas com ansiedade?
É isso mesmo! Desenhar deixou de ser visto simplesmente como uma atividade lúdica para ser aplicada de forma terapêutica para ansiosos.
De acordo com um relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) do ano de 2017, o Brasil contabilizava cerca de 18,6 milhões de pessoas com diagnóstico de ansiedade.
Esse é somente o quantitativo em meio a mais milhões de brasileiros que sofrem com esse problema, mas que ainda não procuraram um tratamento para ansiedade.
Mesmo que a ansiedade seja uma emoção comum do comportamento humano, quando apresentada excessivamente, ela é considerada como um problema.
Em uma realidade como essa, métodos para aliviar os sintomas da ansiedade constantemente são estudados, a fim de melhorar a qualidade de vida desses pacientes.
Pensando nisso, um grupo de pesquisadores da University of the West of England em Bristol, no Reino Unido realizou um estudo e, utilizando a escala MAAS (Mindful Attention Awareness Scale), eles concluíram que colorir reduz mais a ansiedade e melhora a atenção do que a leitura.
E aí, quer entender melhor como é possível associar a arte do desenho livre com a ansiedade?
Então, acompanhe a leitura conosco!
Como ocorre o tratamento da ansiedade?
O diagnóstico da ansiedade pode ser feito em um primeiro momento com uma consulta com um clínico geral, para que ele avalie o quadro e em seguida encaminhe o paciente tanto para um psicólogo quanto para um psiquiatra.
Para identificar a ansiedade, o profissional se baseia na história de vida e nas alterações contadas pelo paciente.
Por isso, é fundamental que o paciente conte todos os sintomas que sente, como taquicardia e noites mal dormidas, por exemplo, assim como a sua reação às diversas situações do dia a dia.
Quando é adotado o tratamento medicamentoso, a ansiedade é controlada através da administração de ansiolíticos ou antidepressivos, a depender do caso do paciente.
Para complementar o tratamento, é comum que o profissional que acompanha o paciente indique a terapia comportamental cognitiva, além da prática de atividades que sejam prazerosas e permitam que a pessoa expresse os sentimentos.
Entre essas atividades, o desenho livre é um dos exercícios mais recomendados pelos psicólogos que acompanham pacientes diagnosticados com ansiedade.
A arte na ajuda da ansiedade
É milenar o entendimento de que a arte é uma das formas mais eficientes de se expressar e libertar as emoções.
Artistas como Joaquín Sorolla, Douglas Girard e Gustav Klimt foram capazes de desenhar e pintar em suas telas obras que ficaram conhecidas mundialmente por conseguirem passar sentimentos.
A arte também é capaz de mudar o foco do pensamento e relaxar, então, diante disso, realizar um desenho realista ou uma escultura é uma forma de complementar o tratamento para a ansiedade.
Isso porque, quando uma pessoa dedica o seu tempo para essa atividade, ela se liberta de diversas emoções que estão presas dentro de si.
Inclusive, para auxiliar no diagnóstico da ansiedade infantil, é muito frequente que psicólogos ofereçam lápis e papel para que a criança desenhe e exponha os seus traumas e dificuldades.
Um estudo realizado pela Universidade Federal de Uberlândia explorou o desenho como uma forma de redução da ansiedade infantil na sala de espera em odontologia.
Como resultado, os estudiosos perceberam que o desenho livre é capaz de detectar e trabalhar a ansiedade apresentada em crianças antes do atendimento odontológico, um momento que sempre está associado ao estresse e medo.
Desenho Livre e a ansiedade
Para que a prática do desenho seja realmente positiva, é necessário que a atividade seja realizada sem cobrança, de forma livre.
Por isso, o desenho livre, sem a busca da perfeição, é uma das melhores maneiras de fazer com que a atividade ajude no tratamento para ansiedade.
Nessa realidade, um espaço limpo como uma folha em branco ou espaço que você possa colorir é um campo que você pode expressar os sentimentos do seu jeito, sem ser julgado.
Ou seja, os sentimentos de ansiedade, raiva, tristeza, amor e alegria podem ser colocados no papel sem a necessidade de criar padrões pré-estabelecidos.
Através do desenho livre o campo emocional e da auto expressão pode ser explorado!
O desenho tem sido utilizado como instrumento de coleta de dados em pesquisas sobre dificuldades emocionais e o que é criado pode ser mostrado para alguém, como em artes feitas na parede da sua casa por exemplo, ou pode ser feito em papel ofício, guardado ou jogado fora.
Assim, em momentos de grande ansiedade, você pode canalizar a emoção, colocar o que sente no papel e exercitar a auto expressão.
Benefícios do desenho livre no tratamento para ansiedade
Vejamos alguns benefícios de explorar a sua criatividade e iniciar alguns exercícios de desenho livre para auxiliar você no tratamento para a ansiedade:
Autoconsciência
Ao se concentrar para realizar uma atividade de desenho livre a pessoa se desliga dos problemas e expressa sentimentos.
Dessa forma, é possível explorar o autoconhecimento, tendo uma melhor consciência de si, lidando melhor com problemas e as adversidades da vida.
O poder da autoconsciência permite que o ansioso tenha uma melhor percepção da sua mente, identificando assim pontos que não são tão importantes e que, devido ao quadro de ansiedade, tomam uma grande proporção.
Melhora a adaptação
A prática do desenho e o desenvolvimento do autoconhecimento é uma forma de entender a dimensão de um problema, se ele é realmente tão grande quanto pensamos que é.
Dessa forma, é possível compreender o que realmente merece atenção e o que apenas requer uma adaptação na rotina ou na vida.
Dessa forma, você pode se tornar mais resiliente e lidar melhor com as adversidades da vida.
Calma e paz de espírito
O desenho livre é capaz de levar a pessoa longe nos pensamentos, permitindo que novas ideias e sensações invadam, fluindo assim a criatividade.
Dessa forma, é possível afastar a tensão e relaxar a mente, conquistando assim a calma e a paz de espírito.
Transforme qualquer parte da sua casa em um local para relaxar com Eureka!
Com a tinta lousa Eureka você e a sua família podem explorar a imaginação e criatividade em qualquer lugar da casa com superfícies em lousa!
Tinta lousa de excelência é Eureka!
A tinta lousa transparente Eureka é capaz de transformar qualquer superfície, seja madeira, metal ou alvenaria, tudo pode se tornar um local para expressar as suas ideias e emoções!
O kit Eureka já vem com tudo que você precisa para fazer uma fácil aplicação.
Aproveite um produto de alto desempenho, a base de água, ecológico e que não mancha!
Clique aqui e conheça o nosso kit padrão.
Ei, você gostou desse conteúdo? Acesse mais artigos com dicas de decoração para sua casa aqui no nosso blog!