3 exemplos de culturas organizacionais em empresas revolucionárias
Quando pensamos em determinadas organizações, algumas imagens vêm à nossa mente. O Google, por exemplo, ficou famoso por ser uma das primeiras empresas a promover um clima mais descontraído para seus colaboradores, com salas de jogos, pufes coloridos e autonomia para que os funcionários desenvolvessem seus próprios projetos.
É isso que chamamos de cultura organizacional, ou seja, um conjunto de crenças e valores que dá identidade à empresa. Se a organização fosse uma pessoa, diríamos que ela seria algo como a sua personalidade. Ter uma cultura organizacional forte ajuda a contratar profissionais que estejam alinhados com os objetivos da empresa, além de servir como uma bússola para quem já está lá dentro.
Neste artigo, vamos ver um pouco o que caracteriza a cultura organizacional, conhecer 3 exemplos de empresas com uma cultura organizacional forte e saber como implementar isso na sua empresa. Acompanhe!
Características da cultura organizacional
A cultura organizacional dá uma identidade à empresa e mostra aos colaboradores quais são os valores e crenças daquela organização, ajudando a criar coesão em todos os níveis da companhia.
Nesse sentido, serve não apenas para orientar como as coisas devem ser feitas, mas também por que devem ser feitas daquela maneira. Para ser forte e ter validade, precisa ser construída, e isso leva tempo. Por isso, não dá para ganhar uma cultura organizacional de uma hora para outra.
Isso não significa, porém, que a empresa não deva elaborar um documento ou cartilha detalhando como ela quer ser. O Itaú, por exemplo, tem o "Nosso Jeito", um conjunto de 7 preceitos que definem a cultura do banco. Entre eles estão itens como:
-
só é bom para a gente se for bom para o cliente;
-
fanáticos por performance;
-
o melhor argumento é o que vale;
-
pensamos e agimos como donos; e
-
ética é inegociável.
O Nosso Jeito foi construído e aperfeiçoado ao longo de vários anos a partir de pesquisas com clientes e colaboradores, que apontaram o que acreditavam ser os pontos fortes da empresa e o que precisava ser melhorado.
Assim, a cultura organizacional é a essência da empresa, que se manifesta na forma como conduz seus negócios e trata clientes e colaboradores. É o conjunto de crenças, valores, normas e atitudes que os membros daquela organização compartilham.
3 exemplos de cultura organizacional
Algumas empresas têm uma cultura organizacional tão forte e particular que acabam se destacando no mercado por esse fator. Vamos ver 3 delas.
1. Nubank
O Nubank foi uma das startups de maior sucesso do país e causou uma verdadeira revolução no mercado financeiro, marcando a chegada das fintechs e acabando com o monopólio dos grandes bancos.
Ganhou vários títulos por sua capacidade de inovação e, em 2018, foi a segunda empresa do Brasil a se tornar um unicórnio, ou seja, a ser avaliada em mais de R$ 1 bilhão (a primeira foi o aplicativo de transporte compartilhado 99). A própria empresa atribui parte desse sucesso à sua cultura organizacional, que busca promover um ambiente de trabalho agradável e descontraído.
Isso se reflete, por exemplo, no fato de não existir dress code, cada um pode se vestir como quiser. Além disso, há um espaço de relaxamento para os colaboradores com atividades de lazer, como mesa de pebolim, e os happy hours das equipes são feitos na própria sede da empresa.
Um outro ponto importante é a diversidade: o Nubank tem mais de 1.200 funcionários, de 25 nacionalidades diferentes, com os mais diversos tipos de formação e uma presença forte de LGBTIQ.
2. Google
O Google pode ser considerado o "pai de todos" quando falamos em cultura organizacional inovadora e é uma referência no assunto. Ele parte do princípio de que o colaborador tem que entregar resultados, mas a empresa dá bastante autonomia para que ele decida como fará isso. Assim, os funcionários têm horários flexíveis e decidem a hora que querem chegar na empresa.
A promoção de um ambiente de trabalho agradável e estimulante também faz parte da cultura da empresa, que conta com espaços modernos. Os funcionários têm à disposição um cardápio variado de lanches gratuitos e sala de jogos, onde podem relaxar entre uma atividade e outra. Para estimular a integração das equipes, a empresa promove diversas festas ao longo do ano, com temáticas específicas, como festa do pijama ou do bigode.
A empresa procura ainda estimular a livre circulação de ideias e a criatividade dos colaboradores, que podem gastar 20% do seu tempo de trabalho em projetos próprios.
3. Netflix
A Netflix mudou a forma como assistimos a filmes e séries e abalou as estruturas da TV por assinatura. Por trás disso está uma cultura organizacional extremamente inovadora, que tem como ponto de partida a premissa de que todo colaborador é um adulto responsável, capaz de tomar decisões e arcar com as consequências dela.
Por isso, tem um estilo de gestão que delega bastantes responsabilidade às equipes e adota práticas e políticas de gestão de pessoas inovadoras, alinhadas ao próprio business da empresa.
Um exemplo é a forma como ocorre a integração de colaboradores recém-contratados: eles cantam e dançam em um musical, fantasiados de super-heróis. Outra alusão ao negócio da companhia é a distribuição diária gratuita de pipoca.
O conceito de liberdade com responsabilidade se manifesta de diversas maneiras. Os colaboradores podem fazer seu próprio horário e têm férias ilimitadas. Por sua vez, os líderes devem evitar controlar suas equipes. Para a Netflix, a função de um líder é dar contexto às pessoas do seu time, o que significa traçar metas, atribuir tarefas de acordo com o papel de cada um e ser transparente nas decisões.
Além disso, a empresa aboliu as avaliações de desempenho formais. No lugar delas, as conversas entre colaboradores e gestores em relação a desempenho devem ser parte orgânica da empresa. Também foram adotadas avaliações informais de 360 graus, nas quais qualquer colaborador pode indicar o que os colegas deveriam parar, continuar ou começar a fazer.
Implantação da cultura organizacional
Muitas vezes, quando a empresa cresce, aquela cultura organizacional original, dos donos da organização, se perde. A falta de uma cultura organizacional forte deixa a empresa sem identidade e pode causar diversos problemas, como ruídos na comunicação interna e até uma alta rotatividade de profissionais.
Para começar, a empresa precisa deixar bem claro quais são os valores, as visões e as ideias em que acredita. Eles devem estar escritos e sacramentados, mas sabemos que isso não é suficiente. A cultura organizacional precisa estar presente no dia a dia da empresa, ser visível e envolver todos os colaboradores.
Para isso, dois fatores são primordiais:
-
os líderes devem estar bem alinhados com a cultura da empresa, afinal, são eles que orientam os colaboradores e têm contato direto e próximo com eles;
-
a comunicação interna deve ser forte e uníssona, transmitindo os mesmos recados e com o mesmo tom de voz em todos os canais de comunicação com os colaboradores.
Os valores da empresa devem ser divulgados constantemente e o gestor precisa se questionar — e questionar a equipe — se o que está sendo feito e a forma como está sendo feita está de acordo com esses princípios.
Se esse trabalho for feito de maneira consistente, com o tempo a cultura organizacional se fortalece e passa a ser natural não apenas para quem trabalha na empresa, mas também ganha reconhecimento no mercado, como os casos que citamos aqui.
Assim, vimos que a cultura organizacional deve refletir a "personalidade" da organização. Ela também ajuda a atrair profissionais que se identifiquem com esses valores, ajudando a formar um time mais coeso e que se sinta confortável e satisfeito naquele ambiente de trabalho.
Então, gostou do texto? Aproveite para continuar sua leitura e saiba também como melhorar o clima organizacional da sua empresa.
Referências
Link de referência
https://www.google.com/amp/s/klickpages.com.br/blog/cultura-organizacional/amp/
Link de referência
https://www.google.com/amp/s/www.gupy.io/blog/exemplos-cultura-organizacional%3fhs_amp=true
Link de referência
https://endomarketing.tv/cultura-organizacional/#.XkCsNPlv9-E
Link de referência
https://www.google.com/amp/s/www.setting.com.br/blog/gestao-empresarial/exemplos-de-cultura-organizacional/amp/
Link de referência
https://endeavor.org.br/pessoas/cultura-organizacional-o-que-e-como-se-forma-e-meios-de-fortalecer/
-
Flanela Microfibra Pro
A Flanela ideal para realizar a limpeza de sua superfície Eureka Paint! Absorve 2x mais rápido que uma flanela comum ou de algodão. Fios de Poliéster ultra finos, limpa sem riscar.
-
Giz Líquido Eureka Paint
O Giz Liquido Eureka Paint é fantástico pois permite contraste em superfícies escuras, tem fluidez e a ponta é super macia. Escreva nas superfícies Eureka Paint e em Vidro! Fácil apagabilidade, sem manchas e de alta duração! Compre já!
-
Combo Tinta + Canetas Pilot + Limpeza
Compre sua tinta lousa eureka paint + 6 canetas PILOT e acessórios de limpeza em um Combo e Economize com um super desconto.
-
Limpador Cleaner Eco Eureka
Para seu produto Eureka Paint ter mais durabilidade utilize os acessórios recomendados, para limpeza experimente o Limpador Cleaner Eco com fórmula própria Eureka Paint - ideal para a limpeza das superfícies Eureka e quadros brancos!