Comunicação vertical, horizontal e diagonal: entenda as diferenças e como funcionam

A comunicação interna é capaz de alinhar processos e atuar como ferramenta de colaboração para um bom clima organizacional. Nas organizações, temos 3 tipos: Comunicação vertical, comunicação horizontal e comunicação diagonal.
Cada uma delas tem propósitos diferentes e pode ser usada por gestores a favor de melhores resultados. Ao longo desta leitura vamos falar mais sobre comunicação vertical, horizontal e diagonal e suas diferenças. Ficou interessado no assunto? Acompanhe!
Comunicação vertical
Esse tipo de comunicação acontece acompanhando os diversos níveis hierárquicos organizacionais, ou seja, líderes e liderados. Denomina-se comunicação vertical porque o fluxo de comunicação ocorre entre níveis diferentes e, nesse contexto, temos 2 fluxos de comunicação.
Vertical ascendente
Ocorre de baixo para cima e diz respeito à comunicação de um funcionário com o seu líder. Enquadram-se nesse tipo de comunicação as queixas, sugestões opiniões, feedbacks, apresentação de relatórios, envio de informações, entre outros.
Quanto mais a empresa valorizar o trabalho do colaborador e somar esforços para mantê-lo dentro da organização, mais fomentada será a comunicação ascendente.
Mas em empresas onde não existe abertura para feedbacks e uma comunicação mais próxima com os liderados — os níveis hierárquicos inferiores — há uma dificuldade nos processos de comunicação, culminando em atividades laborais mais lentas e, como consequência, pouca produtividade.
Vertical descendente
A comunicação é feita partindo da gestão da empresa, ou seja, dos níveis superiores para níveis inferiores, e pode acontecer por meio de instruções, comunicados diversos, regras e normas da empresa, entre outros.
Na comunicação descendente, os funcionários recebem muitas informações referentes às suas funções, bem como direcionamentos acerca dos objetivos empresariais. Nesse modelo, os gestores e líderes podem fazer o alinhamento sobre cada equipe com a cultura e as estratégias da companhia.
Comunicação horizontal
Nesse tipo de comunicação todos os funcionários do mesmo nível hierárquico se comunicam, sendo eles do mesmo departamento ou não. A comunicação horizontal também pode ser chamada de comunicação lateral, o que faz referência à comunicação de colaboradores do mesmo nível, ou seja, pares.
Entre as vantagens desse tipo de comunicação podemos destacar uma coordenação de atividades de maneira mais fluida, o que torna possível a integração e compartilhamento de dados relevantes entre os integrantes de mesmo nível hierárquico.
Diante desse cenário, o fluxo de comunicação horizontal nas organizações possibilita mais colaboração e união entre os funcionários por meio de canais que propiciam uma maior participação dos setores. Esse cenário colabora para a melhoria do clima organizacional, à medida que proporciona um crescimento mútuo dos integrantes.
Comunicação diagonal
A comunicação diagonal tem como objetivo proporcionar uma comunicação entre todos os níveis hierárquicos, ou seja, nesse tipo de comunicação todos os integrantes de uma empresa — gestores, diretores e funcionários — receberão o mesmo tipo de informação.
Esse tipo de comunicação nas organizações é perfeito para aquelas companhias que buscam informar seu público interno sobre novos projetos, normas e tudo o que de mais importante acontece na empresa, usando para isso uma comunicação capaz de contextualizar os fatos ocorridos, gerando mais motivação.
Sucesso da comunicação interna
Para alcançar o sucesso dentro das empresas, esses fluxos de comunicação devem seguir alguns critérios. Veja a seguir!
Considere a cultura empresarial
Alinhar a comunicação interna à cultura da empresa, bem como à sua missão e valores, é fundamental para fazer a definição dos processos de comunicação dentro da companhia. Esse fator é fundamental para fazer com que todas as atividades tenham uma direção a ser seguida, facilitando as boas práticas comunicacionais.
Se executada com sucesso, a identidade da empresa passa a ser consolidada na visão de todos os colaboradores, ajudando a companhia a alcançar com mais facilidade o êxito em seus processos.
Fomente o diálogo e evite conflitos
Criar processos para que a comunicação seja aberta e franca, utilizando para isso uma comunicação alinhada com os objetivos organizacionais, pode colaborar para que questões relacionadas a fofocas e mal entendidos sejam mitigados no ambiente laboral.
Assim, ignorar que alguma informação pode ser interpretada de maneira distorcida pode culminar em prejuízos para o clima organizacional da sua empresa, e isso pode gerar mal estar entre os funcionários, afetando a produtividade e, consequentemente, os resultados esperados.
Faça uma comunicação acessível
Para desfrutar dos benefícios que os fluxos de comunicação interna proporcionam é preciso criar canais de comunicação que sejam relevantes para os funcionários. Isso vai ajudar a fazer com que as informações consigam chegar ao público interno em tempo real e sem ruídos.
Outro fator que deve ser observado é que todas as ferramentas de comunicação devem estar alinhadas com as expectativas dos colaboradores, o que possibilita que a comunicação seja mais acertada. Para isso, você pode usar recursos tecnológicos, como:
-
Intranet
-
Redes sociais internas
-
Lousas organizadoras
-
Ferramentas de organização (8 formas de melhorar a organização da sua empresa)
As reuniões e encontros com a liderança proporcionam uma comunicação face a face mais efetiva entre as equipes, fator fundamental para que troquem experiências, se conheçam, gerem mais conhecimentos e engajamento. A somatória desses fatores também possibilita um clima organizacional bastante positivo.
Ouça sua equipe
Ouvir é parte fundamental de uma boa comunicação e faz com que os colaboradores estejam mais abertos para participar das tarefas da empresa. Portanto, é preciso dar voz aos funcionários e permitir que eles expressem suas opiniões, dando sugestões e até incluindo-os, quando possível, na tomada de decisões.
Vale lembrar que, quando a empresa ouve seus funcionários, ela ganha subsídios para melhorar seus processos e aumentar a sua produtividade. Isso ajuda a agregar mais valor para os processos de toda a companhia.
Além disso, o engajamento e o senso de pertencimento dos colaboradores são elevados, gerando mais diferenciais competitivos para a empresa.
Como vimos ao longo desta leitura, a comunicação vertical, a comunicação horizontal e a comunicação diagonal fazem parte dos processos de uma organização e, sabendo alinhar esses fluxos de comunicação interna às necessidades da empresa, as chances de melhorar o clima organizacional são elevados, assim como também as chances de garantir uma maior produtividade.
Se você gostou deste post sobre comunicação vertical, horizontal e diagonal, assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!
Quer ser aprofundar no assunto? Veja as referências abaixo:
-
Entenda a diferença entre comunicação horizontal e vertical
-
Tipos de comunicação interna
-
Entenda o conceito de comunicação vertical e horizontal
-
Fluxos comunicacionais e cultura organizacional
-
Importância de uma comunicação eficaz nas organizações
Referências:
Link de referência
https://www.vivaintra.com/novidades/post/73/entenda-a-diferenca-entre-comunicacao-horizontal-e-vertical?gclid=CjwKCAjw95D0BRBFEiwAcO1KDDvEU-bu4slq00_9YBTAYeY3l7un908wN3Ti1Gd6qGRfxWl6xaWn8hoCK24QAvD_BwE
Link de referência
https://eadbox.com/tipos-de-comuncacao-interna/
Link de referência
https://www.ibccoaching.com.br/portal/entenda-o-conceito-de-comunicacao-vertical-e-horizontal/
Link de referência
https://administradores.com.br/artigos/fluxos-comunicacionais-e-cultura-organizacional
Link de referência
https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/importancia-comunicacao-eficaz-organizacoes/