Afinal, como desenvolver a criatividade infantil?
Estimular as atividades artísticas em uma criança é fundamental para conseguir desenvolver a criatividade infantil. Dessa forma, elas conseguem formar uma imaginação lúdica e divertida, sem grandes preocupações. Além disso, os seus filhos se tornam pessoas mais ativas e com um raciocínio lógico preparado para realizar diferentes tipos de tarefas.
Para descobrir como é possível incentivar a criatividade infantil, não deixe de conferir as dicas que elaboramos ao longo deste artigo! Vamos lá?
Use tinta lousa ou adesivo lousa em ambientes estratégicos da casa
A tinta lousa é indispensável para deixar os seus filhos desenharem no local em que eles mais gostam, sem sujar a sua casa. Esse material tem a função de transformar diferentes tipos de superfícies em uma lousa transparente, sem mudar a estética do ambiente. Bom demais, não é mesmo?
Já o adesivo lousa é ideal para ser usado em pontos estratégicos de sua residência, como no quarto das crianças ou naquela brinquedoteca. Isso porque a película tem um acabamento fosco ou na cor branca, no qual permite que os seus filhos façam diferentes desenhos, quantas vezes quiser e sem deixar sujeira nos cômodos.
O produto ainda é composto por um material ecologicamente correto, que ajuda a realizar a remoção de todos os rabiscos com a ajuda de uma flanela.
Incentive a pintura livre
Deixar que seus filhos façam pinturas livres é fundamental para garantir que a criatividade infantil seja desenvolvida de forma prazerosa.
Para isso, coloque um avental neles, disponibilize uma folha de papel em branco, um pincel e alguns potinhos de tinta guache. Esses material vão ajudar os pequenos a soltarem a imaginação e se sentirem verdadeiros artistas!
Trabalhe com objetos simples
Incentivar as crianças a usarem objetos simples para fazer as suas obras de arte também é uma forma de desenvolver a criatividade. Portanto, para começar a brincadeira, deixe os pequenos desenharem com caneta e giz de cera em uma folha em branco ou em pratinhos de papel.
Entretanto, se você quiser que a imaginação deles vá além, conte com a ajuda das canetas giz líquido ou pilot, com cores mais vibrante. Elas são ideais para serem usadas junto com a tinta lousa ou o adesivo lousa, que citamos no começo do artigo, pois são de fácil remoção. Assim, a diversão fica garantida!
Proponha atividades de colorir
Deixar os seus filhos colorindo desenhos também é uma ótima opção, pois eles conseguem pensar em qual cor fica mais legal para determinada figura. Isso os ajuda a criar pinturas únicas e aguçar a criatividade, conseguindo ter uma melhor percepção para desenvolver outros objetos com a ajuda da imaginação.
Ter liberdade para fazer os desenhos e as pinturas que mais gosta é fundamental para o desenvolvimento da criatividade infantil. As crianças passam a se sentir verdadeiros artistas, buscando diferentes maneiras de se aperfeiçoar dentro do seu mundo fantástico da brincadeira. Assim, com o passar dos anos, elas vão ter mais facilidades de solucionar os problemas que surgem, seja na vida pessoal, seja nos estudos.
Agora que chegamos ao fim de mais um artigo, convidamos você a descobrir cinco dicas de como transformar o seu ambiente em um catalisador de ideias!
Referências:
Link de referência
https://novaescola.org.br/conteudo/121/o-desenho-e-o-desenvolvimento-das-criancas
Link de referência
https://jornadaedu.com.br/praticas-pedagogicas/desenho-na-educacao-infantil-qual-sua-importancia/
Link de referência
https://soumamae.com.br/sete-maneiras-de-estimular-a-criatividade-das-criancas-atraves-do-desenho/
Link de referência
https://www.campusvilla.com.br/5-atividades-de-artes-para-o-seu-filho/
Link de referência
https://blog.estantemagica.com.br/criatividade-infantil-atraves-da-arte/