Ansiedade em jovens: 5 exercícios de escrita e desenho
Exercícios de escrita e desenho ajudam na ansiedade e trazem a oportunidade de ressignificar acontecimentos traumáticos. Mas, como a arteterapia ajuda? Ao longo deste artigo será possível entender a respeito disso: os impactos positivos de utilizar exercícios de desenho e escrita para auxiliar no enfrentamento da ansiedade em jovens.
Acompanhe a leitura e saiba mais!
Realização de trabalhos manuais
Por requerer atenção e dedicação constante, as atividades manuais, como escrita e desenho, exigem grande dedicação. E, ao se concentrar nelas, os pensamentos sobre o que aconteceu ou possibilidades do que pode acontecer diminuem, permitindo que a pessoa se afaste um pouco de sua ansiedade.
Pesquisadores e médicos começaram a procurar tratamentos alternativos com custo mais baixo e mais fáceis de implementar do que os métodos tradicionais de tratamento. Uma alternativa promissora é a escrita expressiva.
Quando as pessoas transformam seus sentimentos e pensamentos sobre experiências emocionais em linguagem, sua saúde física e mental geralmente melhora. Um número crescente de estudos indica que fazer as pessoas escreverem sobre suas emoções e pensamentos profundamente sentidos pode resultar em melhorias saudáveis nas medidas sociais, psicológicas, comportamentais e biológicas. A escrita expressiva oferece uma alternativa às terapias tradicionais com a vantagem de menor custo e maior acessibilidade para todos...
5 exercícios de escrita e desenho que podem ser a solução para a ansiedade em jovens
Lembrando que os exercícios devem ser feitos no seu ritmo e que é de você para você. Tenha honestidade consigo mesmo. Tente se autoconhecer.
1. Faça uma listagem do que acontece na sua mente (seja bom ou ruim)
Nessa atividade, você irá cronometrar um tempo, e usar uma caneta ou o lápis e escrever tudo que estiver em sua mente. Sem uma temática e nem preocupação; precisa apenas sentar e começar a escrever.
Sabe aquele momento em que há uma vozinha julgadora na sua cabeça? Desconecte-se. Procure a simplicidade.
Somos a solução para quem adora escrever em qualquer lugar.
2. Desenho ao ar livre e na natureza
É uma das práticas de arteterapia que fornece mais resultados, por estar em proximidade com a natureza, e ao preencher os nossos pulmões de ar possibilita que nos libertemos através do desenho, lembrando sempre que a meta é se permitir sentir as sensações de liberdade e criatividade.
Quer ter mais liberdade e conforto? Invista em itens de quem é especialista no assunto.
Com ponta macia de poliéster 6.0 mm a Caneta Pilot V - Board Master tem uma ótima escrita e fluxo constante de tinta sem agitação, trazendo conforto na hora de explorar seu lado criativo, achou interessante? Então confira esse review e entenda como essa distração pode ser excelente para lidar com a ansiedade.
"É uma sensação de liberdade criativa poder rabiscar as paredes, fora dos tradicionais quadros. As reuniões de discussão de atividades e novas ideias ficaram mais dinâmicas e estimulantes"
Carlos Graeff Professor e Pesquisador PUCRS
3. Crie uma carta para si
Escreva para a pessoa que te entende mais : você. Escreva na 3° pessoa, Por exemplo:
“Olá, Anna. O que está sentindo agora? Como foi seu dia? Me conte as coisas boas e ruins. Sabe, às vezes o dia é complicado, mas sei que juntas vamos conseguir ficar bem.”
Ao terminar, você decide o que melhor te agradar com sua carta – guardar, emoldurar, ler para si em frente ao espelho, queimar, etc.
Da mesma maneira que em algumas sugestões anteriores, essa tem a finalidade de te auxiliar a notar as suas dificuldades de outra perspectiva. Por isso, apenas deixe fluir e faça e refaça quantas vezes achar necessário..
4. Colorir ajuda na ansiedade em jovens
“Numa folha qualquer
Eu desenho um Sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo”- Toquinho e Vinicius De Moraes - Aquarela
Um local para colorir, seja livros, folhas, paredes, pode ser o local ideal para arrumar as ideias. Consegue, também, ajudar a diminuir a ansiedade e estimular o nosso lado criativo. Pintar não faz com que os obstáculos sumam, porém nos auxilia no alívio do estresse.
Que tal conhecer mais sobre nossos produtos e soltar seu lado criativo?
Uma dica é o Combo Tinta + Canetas Pilot + Limpeza que traz tudo o que você precisa para criar e desestressar, porque além de trazer um conjunto de 6 lindas cores ainda traz um 1 Flanela e 1 Limpador Cleaner ECO para refazer quantas vezes achar necessário diminuindo a ansiedade e estimulando o seu lado criativo.
5. Dialogue com o seu eu do passado e com o seu eu do futuro
Por vezes, nosso sofrimento e ansiedade estão fixados na culpa sobre quem somos ou perspectivas sobre quem iremos ser. Caso você esteja pronto para aprofundar-se no seu passado ou desvendar o futuro, faça uma entrevista com você mesmo.
Para dialogar com o seu eu que já passou, defina um momento específico da sua própria vida. Você também pode entrevistar qualquer outra fase da sua vida. Se quiser, você pode ser mais exclusivo e entrevistar-se no último ano, mesmo dia ou mês.
Ao realizar esses diálogos com seu eu passado, você conferirá suas próprias memórias. Pergunte a si mesmo como se sente ou quem são seus amigos, etc.
Por outro lado, você também pode dialogar com o seu futuro. Para fazer esta atividade, você também pode escolher um momento, só que desta vez no futuro. Você também pode entrevistar-se no próximo ano ou daqui a dez anos.
Escrever mediante o que aconteceu te auxiliará a colocar momentos dolorosos onde devem ficar, no passado; enquanto que ao anotar sobre o que acontecerá permitirá que você possa enxergar aonde deseja ir e ver que maravilhosas possibilidades possui…
Essa atividade de escrita terapêutica é uma das mais recomendadas pelos psicólogos uma vez que ele te auxilia a aliviar-se de memórias que muitas vezes estão comprimidas dentro de si. Utilizar papéis e entender suas necessidades podem ajudar-te a silenciar algumas vozes interiores – e a forma mais protegida de iniciar a reencontrá-las por meio da escrita e desenho.
Conclusão sobre ansiedade em jovens
Um relatório de síntese da Rede de Evidências de Saúde da OMS recentemente publicado (O papel das artes na melhoria da saúde e do bem-estar na Região Europeia da OMS) demonstra como as intervenções artísticas podem ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar, contribuir para a prevenção de uma variedade de de doenças mentais e físicas e apoio na gestão de tratamento de uma série de condições agudas e crônicas que surgem ao longo da vida. Como tal, as intervenções artísticas são frequentemente opções de tratamento de baixo risco, altamente rentáveis, integradas e holísticas para desafios de saúde complexos para os quais não existem soluções atuais ainda.
Antes de sair, quero convidar você. Se sente prazer em escrever ou desenhar e quer manter sua mente ocupada e soltar seu lado criativo, conheça nossos produtos, somos a solução que você precisa.