Qual a importância do ambiente escolar para o desenvolvimento dos alunos?
Ambiente escolar e aprendizagem andam lado a lado quando a intenção é proporcionar a melhor experiência aos estudantes. Até porque o aprendizado não depende somente de fatores internos. A infraestrutura da escola, a funcionalidade das instalações e a qualidade dos acabamentos também são aspectos essenciais para garantir o bem-estar de alunos e professores.
Não é difícil entender por que o processo de aprendizagem passa por essas questões. Afinal, quanto mais inspirador for o ambiente de estudos, mais as funções cognitivas da criança ou do adolescente serão estimuladas. A depender dos atributos oferecidos, os resultados poderão ser observados em curto, médio e longo prazo.
Pensando nisso, neste post, reunimos algumas dicas para fazer do ambiente escolar um espaço criativo, favorecendo o desenvolvimento dos alunos. Continue a leitura e dê cara nova ao local de estudos!
Relação entre o ambiente escolar e a aprendizagem
Antes das dicas em si, vamos entender um pouco melhor como se dá a relação entre ambiente e ensino. Alguns quesitos — como uma sala de aula bem ventilada e cadeiras confortáveis e ergonômicas — são básicos para o dia a dia de uma comunidade escolar ou acadêmica. Mas só isso não basta.
É preciso pensar nos detalhes da composição de modo a criar um ambiente em que todos os itens dialoguem entre si, inclusive as cores e as peças decorativas. Por exemplo: uma estante de livros reformada e com um belo design, com certeza, chamará mais atenção do que um móvel velho e sem vida. Isso contribuirá para convidar os alunos para a leitura.
Esse deve ser o pensamento na hora de fazer as adaptações necessárias e dar cara nova à escola. Em um ambiente bem arquitetado, funcional e seguro, toda a comunidade escolar se sentirá mais acolhida e, consequentemente, motivada a dar o seu melhor. Isso reflete não só no foco, na concentração e na criatividade dos alunos, mas também no trabalho e na produtividade de professores, coordenadores e demais funcionários.
Dicas para estimular o desenvolvimento dos alunos
Vamos agora às dicas práticas para deixar o ambiente escolar mais convidativo.
Cuide do conforto das salas de aula
A sala de aula é o lugar mais frequentado em uma instituição de ensino. Portanto, cuidar desse espaço é fundamental para proporcionar uma experiência cativante ao aluno, independentemente de em qual fase escolar ele esteja. É claro que uma sala de aula para crianças pede cores mais vivas e instalações lúdicas.
Já em uma sala para adolescentes ou mesmo estudantes universitários, outros aspectos pesarão mais, como uma boa climatização e a presença de bons equipamentos. Lembre-se: qualquer que seja o ambiente, mantê-lo fresco e bem iluminado é imprescindível para garantir o conforto dos estudantes. Priorize também a escolha de mesas e cadeiras, que devem ser práticas e de excelente qualidade.
Preocupe-se com a acessibilidade
De preferência, a arquitetura deve ser a mais plana possível, de modo a garantir plena acessibilidade para todos se locomoverem de forma segura. Se o espaço comportar vários andares, priorize a instalação de rampas de acesso como alternativas ao uso das escadas.
Quanto aos acabamentos da obra, dê atenção especial aos pisos. Eles devem respeitar a proposta e as necessidades de cada cômodo, como salas de aula, banheiros e refeitórios. Os principais fatores a se considerar são a segurança e o grau de resistência das peças, já que se trata de um lugar com enorme fluxo de pessoas. Modelos antiderrapantes também são ótimas escolhas.
Priorize a iluminação natural
Qualquer que seja o tamanho ou o padrão do ambiente escolar, jamais descuide da iluminação de cada local. Favoreça a entrada de luz solar com a instalação de janelas amplas e cortinas de qualidade. Quanto às lâmpadas, sempre escolha modelos de LED para evitar gastos extras com energia elétrica.
Salas de aula, biblioteca, laboratórios e escritórios pedem lâmpadas brancas e frias, que estimulam o foco e a concentração. Já em salas mais reservadas, como um lugar de descanso ou aquele cantinho do bate-papo nos intervalos, uma iluminação mais quente tornará tudo mais aconchegante.
Aposte em instalações sustentáveis
Além das lâmpadas de LED, procure instalar sensores de iluminação automatizada para controlar o consumo de energia. Cuide também do projeto hidráulico e mantenha as manutenções preventivas em dia, a fim de evitar defeitos que aumentam o consumo de água.
Não se esqueça de definir locais apropriados para depósito e separação do lixo, sobretudo nos espaços de refeitório. Além de deixar o ambiente mais sustentável, essas práticas ajudam a estimular o pensamento ecológico em toda a comunidade escolar.
Invista em bons equipamentos
Não dá para ficar alheio aos avanços tecnológicos, sobretudo quando o assunto é educação e aprendizagem. A tecnologia é uma grande aliada do ensino porque fornece ferramentas muito funcionais para os processos pedagógicos, como os recursos em áudio, vídeo e o já indispensável aparelho projetor.
Uma sala de informática também é imprescindível para que os alunos possam utilizar a internet em pesquisas da escola ou até mesmo em cursos complementares. Portanto, invista parte dos recursos da instituição nesse tipo de equipamento, pois, sem dúvida, o custo-benefício compensa.
Instale lousas para escrita
Tudo bem que o famoso quadro-negro acabou perdendo seu lugar nas escolas. Mas isso não significa que devemos abrir mão dos espaços para escrever e soltar a criatividade. Hoje em dia, no mercado, já existem tintas específicas que transformam qualquer superfície em uma, permitindo escrever diretamente na parede como se fosse em um quadro.
Esse tipo de acabamento pode ser utilizado para customizar salas de aula, como pano de fundo para artes gráficas, para lembretes importantes ou mesmo como uma superfície de projeção para apresentação de trabalhos e projetos. Em uma parede de tinta lousa, é possível escrever tanto com canetas de giz líquido quanto com canetas de quadro branco. Depois é só apagar normalmente como em uma lousa comum.
Isso sem falar que a presença de uma superfície onde os alunos podem escrever livremente contribui muito para o processo de alfabetização, estimulando o contato com a língua e possibilitando que eles treinem seu potencial criativo. Com esses recursos, não vai ser difícil transformar o ambiente escolar em um verdadeiro convite à aprendizagem!
Se você gostou das dicas, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail!
Referências
Link de referência
https://blog.portabilis.com.br/ambiente-escolar-7-mudancas-que-melhoram-o-aprendizado/
Link de referência
https://www.erasto.com.br/noticias/como-o-ambiente-escolar-pode-influenciar-no-aprendizado-infantil
Link de referência
https://blog.wpensar.com.br/gestao-escolar/entenda-como-o-ambiente-de-estudo-afeta-o-aprendizado/
Link de referência
http://www.connectescolas.com.br/blog/importancia-de-um-ambiente-escolar-saudavel
Link de referência
https://escolaweb.com.br/artigos/em-que-investir-para-melhorar-a-infraestrutura-escolar/