4 métodos de geração de ideias para aplicar no ambiente corporativo

Muitos grandes artistas costumam dizer que suas obras são resultado de 90% de transpiração e 10% de inspiração. Isso desmonta a noção de que a obra é fruto de um insight instantâneo, de uma mente genial que não precisa trabalhar muito para chegar àquele conceito. Da mesma forma, a geração de ideias no mundo corporativo é valiosa e igualmente requer trabalho.
Por sorte, existem diversas metodologias capazes de nos ajudar a enxergar as melhores soluções para cada problema proposto. As grandes corporações fazem uso delas para otimizar processos, melhorar o atendimento ao cliente, desenvolver novos produtos e serviços e promover todo tipo de inovação.
Neste post, vamos ver 4 métodos de geração de ideias muito úteis para o ambiente corporativo. Acompanhe!
1. Brainstorming
Começamos pelo brainstorming, que é provavelmente a metodologia de geração de ideias mais conhecida que existe e ainda amplamente utilizada — muitas vezes de forma combinada com outros métodos.
Em uma tradução literal, a expressão quer dizer "tempestade de ideias" e, daí, já é possível inferir como ela é usada. O objetivo aqui é gerar o maior volume possível de ideias, sem nenhum filtro ou crítica e até escrevendo-as na parede.
Com isso, podem surgir sugestões fora do comum. Depois, é possível associar as ideias e combiná-las. Para ter uma sessão produtiva, é preciso que o objetivo esteja claro para todo mundo, de forma a evitar que se perca o foco.
2. Jornada do cliente
Essa é uma ótima forma de descobrir onde estão os pontos falhos no atendimento ao cliente. A jornada do cliente nada mais é do que o mapeamento dos pontos de contato do cliente com a sua empresa, por todos os canais existentes e em todas as etapas.
Utilizando o conceito de persona, ou seja, um personagem fictício que representa o seu cliente ideal, é possível fazer esse mapeamento e entender como é a experiência do cliente durante o processo de compra ou consumo de um produto ou serviço. Isso passa pelo desejo inicial, os primeiros passos que ele precisa dar, as interações com a empresa e o pós-venda.
3. 6 chapéus
Esse é um outro método bastante usado no mundo corporativo para a geração de ideias. Ele parte do princípio de que todos os pontos de vista devem ser analisados para chegar à resolução de um problema. Os chapéus são separados por cores, cada um deles focado em olhar determinado aspecto do problema.
Assim, temos:
-
chapéu branco: pensamento voltado para dados, informação, análise de resultados, com o objetivo de alcançar um conhecimento sistematizado;
-
chapéu vermelho: voltado para o lado intuitivo e emocional, tanto das próprias emoções quanto as dos outros. A ideia é conseguir entender o outro, mesmo que seja diferente de você;
-
chapéu preto: foca no aspecto negativo, em tudo o que pode dar errado, buscando identificar falhas para saber como lidar com cenários adversos;
-
chapéu amarelo: ao contrário do preto, foca nos aspectos positivos, em ver todos os benefícios e motivar as pessoas a seguirem em frente, mesmo quando a situação parece sem solução;
-
chapéu verde: está ligado ao lado criativo, com soluções diferentes a partir de um pensamento sem amarras;
-
chapéu azul: é o moderador do processo, direcionando os demais chapéus de acordo com os obstáculos encontrados.
4. SCAMPER
O SCAMPER é uma espécie de lista para resolver seu problema, com soluções para cada item. O nome da técnica é um acrônimo que, por si só, explica como ela funciona:
-
S de Substituir: como dar novos significados, usar outras abordagens, processos ou regras?
-
C de Combinar: como fazer combinações para criar algo ou maximizar os benefícios?
-
A de Adaptar: como adaptar um produto que já existe para um novo uso? Como colocar isso de forma eficiente em um novo contexto?
-
M de Modificar: é possível ampliar, reduzir ou alterar algo para tornar seu produto ou processo melhor?
-
P de Propor novos usos: é possível dar novos usos e significados ao que já existe?
-
E de Eliminar: como simplificar algo que já existe para torná-lo mais eficiente?
-
R de Reorganizar: o que é possível mudar para dar uma nova perspectiva? Layout, papéis, significados?
Com isso, vimos que existem diferentes métodos de geração de ideias que podem ser usados para criar algo novo e significativo para a sua empresa. É importante ter um espaço nela que estimule esse processo criativo, no qual as pessoas se sintam relaxadas para sair do dia a dia e encarar esse momento de livre pensamento.
Gostou do artigo? Então, aproveite para se aprofundar no tema conhecendo 5 dicas para transformar seu ambiente em um catalisador de ideias!
Referências
Link de referência
https://aprendeai.com/criatividade/ferramentas-de-criatividade-e-geracao-de-ideias/
Link de referência
https://endeavor.org.br/endeavor-recomenda/ferramentas-validar-executar-novas-ideias/
Link de referência
https://blog.aevo.com.br/metodos-geracao-de-ideias-6-chapeus-brainwriting-5w1h/
Link de referência
https://www.euax.com.br/2017/11/praticas-para-geracao-de-ideias/